Resiliência: Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima
Ela não é apenas uma palavra da moda, mas sim, uma característica importante para encarar os
QUANDO SURGE UMA SITUAÇÃO COMPLICADA PELO CAMINHO, qual a sua reação: chora, foge ou enfrenta? Há pessoas que, além de baterem de frente com os problemas, ainda têm o dom de se beneficiar com eles, aprendendo e crescendo emocionalmente. Pessoas assim têm uma característica especial: são resilientes. O termo veio da fisica para dar nome à capacidade que alguns materiais têm de absorver impactos e retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Quando se trata do comportamento humano, a palavra significa a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Ou seja, "levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima".
Resiliência é uma aptidão muito importante para transpormos as dificuldades de nossa existência, de acordo com a Psicóloga e Doutora em Análise do Comportamento, Caroline Buosi. "A vida sempre nos traz mudanças de forma abrupta, e esses aparecimentos nem sempre são coisas boas, coisas positivas. Tem muitas dificuldades que aparecem na nossa vida: crises financeiras, doenças inesperadas, mudanças de emprego e traições de pessoas que amamos são realidades na vida de muita gente. Por isso, estar preparados para enfrentar as adversidades e encontrar forças para superá- las e ainda aprender com isso se faz necessário para vivermos mais felizes e melhorarmos a cada dia", cita.
Nos últimos três anos, a palavra "Resiliência" foi a mais procurada no dicionário Priberam. Está na moda. Na boca do povo. Provavelmente, um reflexo dos desafios da sociedade atual, que proporciona a vivência de diferentes contextos e papéis, aumentando na mesma medida as chances de frustração. Os brasileiros, devido aos recentes acontecimentos políticos e econômicos, formam uma nação de resilientes em potencial. "Vivemos um tempo de crise e instabilidades políticas e empresariais em nosso país. Isso exige que tenhamos que nos reinventar, suportar e superar as dificuldades que se apresentam na nossa história. O brasileiro é um povo criativo e alegre, e o otimismo auxilia muito para que possamos ver além dos problemas e enxergarmos soluções. Isso facilita que ele tenha forças para transformar um contexto negativo em positivo, uma dificuldade em uma oportunidade", opina Caroline.
Se a sua conclusão até agora durante a leitura é que você não é uma pessoa resiliente, calma: essa é uma característica que pode ser desenvolvida. “A segurança em si mesmo é um passo importante nesse primeiro momento, na medida em que ela te possibilita uma percepção clara de que é possível lidar com os eventos e controlar seus resultados. Isso afasta os pensamentos de desesperança, vitimização e desamparo, que somente irão alimentar seus comportamentos negativos e aumentar o sofrimento psicológico. Acredite: quanto mais.
O MAIS IMPQRTANTE É PERCEBER QUAL O SEU LUGAR NO MUNDO ATRAVÉS DOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS E NÃO PELA VISÃO DO OUTRO.
Por: Tátila Pereira