Transforme: Conecte-se com a natureza
Uma hortinha permite não só que você produza os próprios temperos (e até alguns legumes e...
TRANSFORME: CONECTE-SE COM A NATUREZA (DICAS DA PORTO SEGURO)
Uma hortinha permite não só que você produza os próprios temperos (e até alguns legumes e frutas), mas que possa perceber os aromas reais, os sabores mais acentuados e o gostinho de ser autossustentável ao tirar o alimento direto do pé. Colocar as mãos na terra, semear, regar e observar a mudança acontecer é muito prazeroso - e bem mais simples do que parece, quer ver?
01. Escolha o local
Não precisa de um quintal grande para isso. Varanda, janela e lavanderia podem acolher sua hortinha, sim. O importante é receber luminosidade, nem sempre sol a pico. 4 horas por dia de sol é o essencial.
02. Excolha o que quer plartar
Antes, é preciso saber se o alimento depois de grande vai caber no espaço destinado. Batatas, cenouras, beterrabas ou rabanetes não funcionam em vasos rasos, por exemplo. Na dúvida, comece pelos temperinhos: para eles vale horta vertical, pallets, vasos pequenos e até latas.
03. Guie-se pela lua
A natureza está presente em todo processo e sua horta é profundamente afetada pela lua. Na Crescente, é aconselhável plantar, transplantar e colher ervas. Na Lua Cheia, colha frutos, semeie e plante bulbos. Na Minguante é legal podar, adubar e plantar raízes. Já na Lua Nova, aconselha-se tratar pragas, fazer pequenas podas e evitar plantar.
04. Regue corretamente
A dica é: garanta uma boa drenagem. Certifique-se que seus vasinhos têm furinhos por onde o excesso de água possa escoar. Assim ninguém se afoga se você regar demais.
E se não tem certeza de quando molhar, coloque o dedo na terra. Sinta. Se estiver úmida, deixa assim, mas se a terra estiver muito seca e meio arenosa, não hesite.
Por fim, tenha paciência e persista. Para observar o poder da transformação, é preciso carinho e cuidado ao plantar a primeira semente - como em todos os âmbitos da vida.